Escrito por Joao Godinho

Innovation Lab Talks Webinar Cycle

No seguimento das Innovation Lab Talks de 2019, a APP realizou as Innovation Lab Talks Webinar Cycle, um ciclo de webinars que debateram e exploraram os desafios da Logística em contextos extremos diversificados, nos dias 8, 15 e 22 de Julho de 2020.

 

Em contextos extremos, a logística e a cadeia de abastecimento têm de encontrar soluções para os desafios colocados, garantindo aos cidadãos de áreas afetadas o abastecimento de bens essenciais como alimentos, medicamentos e outros produtos de saúde.

 

As sessões assentaram nos seguintes temas:

 

  • How Can Logistics Handle a Technological Crash?

Em Portugal, prevê-se que em 2025 a internet alcance 91% do país (ACEPI, 2019). O que aconteceria se, de repente, ficássemos sem suporte tecnológico? Como é que os negócios, que atualmente assentam ou recorrem fortemente ao digital, iriam adaptar-se? Como é que a logística funcionaria?

 

  • Modelling Logistics in Response to Bioterrorism

A evolução científica permite a criação de armas biológicas que são capazes de promover grandes epidemias e sobrecarregar os sistemas de saúde, distribuição e toda a atividade relacionada (Rambauske, 2009). É preciso perceber como é que a logística contribuiria para combater uma situação destas, desde a preservação dos produtos à restrição de contágio.

 

  • Logistics Reconstruction in a Post-Natural Disaster Scenario

Catástrofes naturais acontecem todos os anos, com consequências devastadoras para a vida em sociedade. Em 2019, em apenas 1 ano, ocorreram 409 desastres naturais (Statista, 2019). Com o mundo a correr cada vez mais riscos naturais, é crucial ter planos de resposta preparados e a adaptação logística desempenha um papel fulcral na recuperação e resposta a eventos desta natureza.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.